sábado, 1 de dezembro de 2012

LENDAS SOBRE A ÁRVORE DE NATAL


Breves Histórias Sobre a Árvore de Natal

 São muitas as versões que explicam a origem da árvore de Natal e também são muitas as lendas que são contadas às crianças nos dias próximos do Natal. Para entender melhor estas belas histórias é preciso dar asas à imaginação e deixar a fantasia tomar conta de sua mente. São histórias repletas de poesia e encantamento.

Um Espetáculo Indescritível

 Uma das histórias mais divulgadas é a de que o monge Martinho Lutero estava passeando numa floresta contemplando o céu cheio de estrelas. À sua frente havia alguns pinheiros e ele notou que as estrelas  pareciam pender dos ramos das árvores. Quando chegou em casa, tentou descrever o espetáculo, mas não conseguiu fazê-lo com palavras. Então, cortou um pinheiro  e enfeitou-o com velas, procurando reproduzir a cena. A árvore passou a representar a paisagem da noite em que Jesus nasceu.

Enfeite de Estrelas


Uma das mais antigas lendas sobre a árvore de Natal foi encontrada num manuscrito em um velho mosteiro da Sicília, na Itália: na noite do nascimento de Jesus, todas as criaturas vivas foram a Belém homenagear o novo  rei e oferecer-lhe presentes. Até as árvores levaram seus frutos, mas o pinheiro não tinha presentes para levar. Vendo isto, um anjo ficou com pena e pediu ás estrelas que descessem à terra e enfeitassem os galhos do pinheiro, que ficou todo iluminado. Quando o Menino Jesus o viu, sorriu e lhe deu a bênção. Desde então, os pinheiros são  enfeitados e com pequenas velas.

Presente Luminoso


Na França, conta-se que um homem muito pobre, chamado Florentin, queria presentear as crianças no dia de Natal. Sem recursos, usou a imaginação: foi à floresta, cortou um pinheiro, distribuiu nozes e maçãs em seus galhos e iluminou-o com velinhas. As crianças, fascinadas pelas luzes e pelo contraste de cores, vieram e dançaram em torno do pinheiro.

O Lenhador e o Menino Jesus


Conta uma lenda alemã que, na véspera do Natal, uma criança tremendo de frio e de fome, bateu a porta de uma família pobre. O dono da casa, um lenhador, depois de lhe dar comida, ofereceu-lhe uma cama. No dia seguinte, quando a família acordou, viu uma luz brilhando intensamente no quarto onde dormira o hóspede, que era o Menino Jesus. Como gratidão pela bondade da família, Jesus cortou um galho de pinheiro, plantou-o e disse que a árvore ficaria verde e daria frutos o ano inteiro. Assim, o pinheiro foi eleito para representar o dia do nascimento do Menino Deus.

Pinheirinho Glorificado


Outra lenda alemã conta que, no último dia da Criação, uma humilde árvore curvou-se aos pés de Deus, queixando-se por não ter recebido, como todas as outras, folhas macias e flores bonitas. O Senhor ouviu, teve compaixão e disse: Não chore pinheirinho, pois teu futuro é belo. Serás escolhido entre todas as árvores e hás de sobressair como nenhuma outra. Uma vez por ano, na época da paz e da alegria, renascerá para a glória. Teus ramos florescerão em luzes. Jamais haverá noite para ti, pois és o eleito para honrar meu filho Jesus Cristo.

As Teias Prateadas


A tradição de decorar as árvores com fitas prateadas é explicada por uma outra lenda: uma mulher enfeitou seu pinheiro de Natal com todo o cuidado, mas, durante a noite, as aranhas estragaram o trabalho, espalhando teias entre os ramos. Jesus viu e, sentindo que a mulher ficaria triste quando descobrisse o estrago, transformou todas as teias em prata.

O Milagre da Imagem


Há muitos e muitos anos, num povoado dos Alpes suíços, um  lenhador andou espalhando que ouvira um belo pinheiro cantar. Depois de muito discutir com as autoridades, acabou tendo permissão para cortá-lo e nele esculpir uma estátua da Virgem Maria. Depois de ter feito isso, chamou os aldeões para admirá-la e então aconteceu o milagre: a imagem cantou, movendo os lábios. Foi a  única vez que isto aconteceu, mas bastou para que o pinheiro fosse transformado em árvore de Natal.

Gurilândia, sábado, 3 de dezembro de l994
Pompéu, l4 de março de l995.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Obrigada pela visita, volte sempre.